As oficinas são espaços de aprendizado criativo e tecnológico, onde os alunos vivenciam todas as etapas da produção de um jogo digital. Cada oficina aborda uma fase específica do processo, desde a ideia inicial até a pós-produção e divulgação do jogo.
OFICINA 01 - DESIGN GRÁFICO
Livingstone Leal é formado em Design Gráfico pela Faculdade Jorge Amado e apaixonado por jogos eletrônicos. Sua trajetória na área começou em 2005, quando iniciou seus estudos voltados para o design e o universo dos games.
Em 2009, participou do Workshop de Jogos de Intercâmbio entre Design e Biologia, uma iniciativa pioneira na faculdade que uniu criatividade e ciência. Nesse projeto, foram desenvolvidos jogos educativos voltados para o aprendizado de Biologia, mostrando sua visão inovadora e seu interesse em aplicar o design como ferramenta de ensino e transformação.
o que aconteceu na oficina?
ARTE E PINTURA DOS ALUNOS
ARTE E CRIAÇÃO DA TELA INICIAL DO JOGO DE ALGUNS ALUNOS
DESCRIÇÃO
No dia 23 de agosto de 2025, aconteceu o Star Games, um evento especial voltado para o universo dos jogos eletrônicos. Durante a programação, os participantes tiveram acesso a uma oficina de artes para jogos, onde puderam explorar etapas fundamentais do processo criativo.
Os alunos aprenderam a criar artes para o menu principal, além de desenhar personagens e cenários, compreendendo como cada elemento visual contribui para a identidade e imersão do jogo. Também conheceram o uso de inteligências artificiais como Rosebud e Websim, ferramentas modernas que estão transformando a forma de produzir conteúdos digitais.
Aprender essas técnicas é essencial, pois a arte nos jogos não é apenas estética: ela é responsável por transmitir emoções, guiar a experiência do jogador e dar vida às histórias. Já o uso de IA na criação de jogos amplia as possibilidades, permitindo que mesmo iniciantes tenham recursos para inovar e desenvolver projetos mais completos.
O Star Games mostrou, na prática, como unir criatividade, tecnologia e aprendizado pode abrir caminhos para novos talentos no desenvolvimento de games.
OFICINA 02 - SOUND DESIGN
Edy Petaccia é músico com mais de 20 anos de experiência e compositor. Além da carreira musical, também atua como editor de vídeo em sua própria empresa, a Pethamax, onde desenvolve projetos audiovisuais criativos e de alto impacto.
Com sua versatilidade artística, Edy trouxe para o StarGames a expertise na criação de músicas e efeitos sonoros para jogos eletrônicos, unindo sua paixão pela música com a inovação no universo dos games. Seu trabalho agrega identidade, emoção e imersão às produções, tornando cada experiência única para os jogadores.
O QUE ACONTECEU NA OFICINA DE SOUND DESIGN
ALUNOS CRIANDO TRILHA SONORA PARA OS JOGOS
DESCRIÇÃO
No dia 23 de agosto de 2025, aconteceu mais uma edição do StarGames, um evento dedicado à criação de jogos eletrônicos. O tema desta vez foi “Música para Jogos, Trilha Sonora e Efeitos Sonoros”, trazendo uma experiência única para os participantes.
Durante a oficina, os alunos exploraram o universo do sound design para games. Eles aprenderam como criar músicas e efeitos sonoros utilizando a inteligência artificial Suno, uma ferramenta inovadora que facilita a composição musical. Além disso, conheceram técnicas de como inserir trilhas sonoras e sons nos jogos, tornando as criações muito mais imersivas.
O evento também apresentou equipamentos de captação de som e demonstrou como funciona a dublagem de personagens, mostrando aos participantes a importância da voz e da ambientação sonora na construção de uma experiência completa de jogo.
O StarGames mais uma vez cumpriu seu papel de unir criatividade, tecnologia e aprendizado, inspirando os futuros criadores de jogos a dar vida a experiências ainda mais envolventes.
OFICINA 03 - CRIAÇÃO DO JOGO PONG
Arthur Dias, 19 anos, é um jovem estudante de programação apaixonado pelo universo dos jogos digitais. Sua jornada no desenvolvimento começou de forma curiosa e inspiradora: através de vídeos no YouTube, principalmente pelo canal GEMAPLYS, que até hoje segue como uma grande referência em sua trajetória. Motivado por essa inspiração inicial, Arthur decidiu mergulhar nos estudos de programação, enxergando nos games não apenas uma forma de entretenimento, mas também uma oportunidade de criar experiências únicas para outras pessoas.
O QUE ACONTECEU NA OFICINA DE PROGRAMAÇÃO
ALUNOS CRIANDO O JOGO PONG NO GAME MAKER
ORIENTAÇÃO
CRIAÇÃO DE SPRITES
ANIMAÇÃO DE SPRITES
AULA SOBRE CÓDIGO
DESCRIÇÃO
Um dos destaques do StarGames, no dia 30/08/2025, foi a participação do programador Arthur Dias, que trouxe sua experiência e conhecimento para os alunos. Arthur estudou game design e se especializou em programação voltada para o GameMaker, uma das engines mais acessíveis e poderosas para quem deseja entrar no mundo do desenvolvimento de jogos.
Durante o evento, ele ministrou uma oficina prática na qual desenvolveu o clássico jogo Pong do zero até a versão final. Ao longo do processo, explicou passo a passo todos os elementos necessários para criar um jogo completo dentro do GameMaker, desde a lógica de programação até os detalhes de jogabilidade.
Sua oficina destacou a importância de estudar o GameMaker para quem sonha em se tornar um game designer no futuro. Essa engine é uma excelente porta de entrada, pois permite que o aluno compreenda conceitos fundamentais de programação, design de fases e mecânicas de jogo de forma prática e intuitiva.
No contexto do StarGames, a contribuição de Arthur foi extremamente positiva, pois mostrou na prática que, com dedicação e as ferramentas certas, é possível transformar uma ideia em um jogo funcional. Os participantes saíram inspirados e com a certeza de que o aprendizado em GameMaker é um passo essencial para trilhar o caminho no mercado de games.
OFICINA 04 - CRIAÇÃO DE JOGO DE PLATAFORMA NA GODOT
Edcarlo Petaccia é Analista de Sistemas, formado como Técnico em Processamento de Dados e Eletrônica. Com ampla experiência no setor de tecnologia, atua em diversas áreas, incluindo redes estruturadas, servidores, roteadores, notebooks, ultrabooks e computadores pessoais, além de possuir forte atuação em vendas e suporte técnico especializado. Sua formação técnica aliada à prática profissional o torna um profissional versátil, capaz de integrar conhecimentos de hardware, software e infraestrutura de TI para oferecer soluções eficientes e de qualidade.
O QUE ACONTECEU NA OFICINA DE PROGRAMAÇÃO COM A GODOT
ALUNOS CRIANDO O JOGO DE PLATAFORMA NA GODOT
DESCRIÇÃO
No dia 06 de setembro de 2025, durante o evento Star Games, os profissionais Edcarlo Petaccia e Josué Medrado conduziram uma oficina prática sobre criação de jogos de plataforma utilizando a engine Godot. A atividade proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender, passo a passo, conceitos essenciais do desenvolvimento de jogos digitais, desde a lógica de programação até a aplicação de mecânicas interativas.
A escolha da Godot Engine como ferramenta de ensino foi de grande relevância, pois além de ser gratuita, open source e multiplataforma, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por sua flexibilidade e facilidade de uso. Aprender a programar e desenvolver jogos nessa engine abre portas para estudantes e iniciantes que desejam ingressar na indústria de games, oferecendo recursos poderosos tanto para projetos independentes quanto para produções profissionais.
A oficina ministrada por Edcarlo e Josué destacou não apenas a parte técnica, mas também a importância de experimentar, criar e inovar, mostrando que a Godot é uma excelente porta de entrada para quem sonha em se tornar desenvolvedor de jogos.
OFICINA 05 - CRIAÇÃO DE JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO GAME MAKER
Yan Silva é um profissional formado em Ciência da Computação, apaixonado pela área de jogos digitais. Desde a infância, sempre teve o sonho de trabalhar com games, o que despertou nele a curiosidade e o desejo de transformar ideias em experiências interativas. Há 5 anos, dedica-se de forma intensa ao estudo da programação de jogos, buscando constantemente aprimorar seus conhecimentos e habilidades técnicas. Sua trajetória é marcada pelo entusiasmo em unir criatividade e tecnologia, sempre com o objetivo de contribuir para a criação de jogos inovadores e de qualidade.
O QUE ACONTECEU NA OFICINA
ALUNOS CRIANDO O JOGO NO GAME MAKER
DESCRIÇÃO
No dia 13/09/2025, o profissional Yan Silva marcou presença no evento Star Games, onde compartilhou seus conhecimentos na área de programação de jogos. Durante sua oficina, ele ensinou os participantes a criar um jogo de perguntas e respostas utilizando o Game Maker, explorando de forma prática os recursos dessa ferramenta. O diferencial da atividade foi o conteúdo do jogo, que trazia questões sobre curiosidades do Vale do Jiquiriçá, proporcionando, além do aprendizado técnico, um contato cultural e educativo com a região. Sua participação destacou a importância de unir tecnologia e identidade local no desenvolvimento de experiências interativas.
OFICINA 06 - MARKETING E VENDAS
Com 40 anos de experiência de vida e uma trajetória marcada pela dedicação ao setor criativo, Emerson da Silva atua como produtor, gestor e consultor de projetos culturais. Sua jornada profissional foi fortalecida pelo aprendizado em marketing e vendas de jogos, adquiridos em eventos de games e encontros com profissionais renomados da área.
Apaixonado por cultura, inovação e tecnologia, Emerson combina visão estratégica e prática, ajudando a estruturar iniciativas que conectam pessoas, ideias e oportunidades. Seu trabalho busca sempre potencializar talentos e transformar projetos culturais em experiências de impacto.
O QUE ACONTECEU NA OFICINA
ALUNOS DESENVOLVENDO UMA PROPOSTA DE VENDA NUMA DINÂMICA EM GRUPO
DESCRIÇÃO
No dia 13 de setembro de 2025, o produtor, gestor e consultor de projetos culturais Emerson da Silva conduziu uma oficina memorável no evento Star Games, voltada para marketing e vendas de jogos eletrônicos.
A atividade foi extremamente dinâmica e envolvente, trazendo uma visão prática e acessível sobre como os desenvolvedores podem transformar suas criações em produtos viáveis e de sucesso no mercado. Emerson compartilhou sua experiência adquirida em eventos de games e contatos diretos com profissionais da área, mostrando estratégias eficazes para atrair público, divulgar projetos e construir uma identidade de marca sólida.
Os participantes destacaram o quanto a oficina foi enriquecedora, pois abordou desde técnicas simples de apresentação de jogos até estratégias de vendas e posicionamento no mercado, fundamentais para quem deseja se destacar em uma indústria cada vez mais competitiva.
A oficina evidenciou a importância de que não basta criar um bom jogo: é essencial também saber comunicá-lo e vendê-lo. O conhecimento em marketing e vendas permite que desenvolvedores conquistem visibilidade, alcancem novos públicos e assegurem a sustentabilidade de seus projetos, garantindo que a criatividade e a inovação cheguem ao máximo de pessoas possível.